Parecer de Ética na Pesquisa com Seres Humanos

Atualmente, o CEP conta com 30 membros das áreas de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, direito, geografia, sociologia, filosofia, letras, química, teologia e mais representantes da magistratura e de usuários. Esse número de membros pode variar com entrada de membros novos e saída de outros. Possui seu regimento interno de acordo com a Resolução 196/96/CNS e o mesmo está sendo re-estruturado. O CEP funciona regularmente como instância de avaliação, análise de relatórios finais e parciais de pesquisas concluídas. Suas reuniões são quinzenais e nelas são avaliados de 20 a 25 projetos novos, além de pendências e relatórios finais e parciais. Além das reuniões ordinárias, o Comitê também tem reuniões extraoridinárias.

Desde dezembro de 2004, quando o CNPq/Ministério da Saúde aprovou o projeto de apoio ao CEP/UFU, foi possível intensificar a interação com a comunidade científica da UFU e da região do Triângulo Mineiro, o que tem destacada a relevância de sua atuação para o respeito à dignidade humana no âmbito das práticas científicas.

Como parte de sua missão de fomento à cultura da ética em pesquisa, o CEP/UFU promove eventos regulares, incluindo reuniões com unidades acadêmicas, pesquisadores, estudantes. São sempre eventos abertos a toda a comunidade. Promove, ainda, atividades educativas diversas como minicursos, oficinas com filmes, entre outras.

stffurtado@ufu.br